O Lausperene – do latim laus perene, “louvor perene” – é uma das mais belas e antigas tradições da Comunidade de Jesus, Maria e José, remontando aos tempos da extinta Confraria do Santíssimo Sacramento da Várzea.
Até meados da década de sessenta do século XX, o Lausperene iniciava-se no sábado, véspera do quarto domingo da Quaresma, e encerrava no domingo.
Até finais da década de setenta, na semana que antecedia o quarto domingo da Quaresma, retiravam-se as imagens dos padroeiros - Jesus, Maria e José - e colocavam-se os restantes elementos do trono no altar-mor para que, no último, que era tipo um oratório, se colocasse a custódia - oferecida à Igreja de Jesus, Maria e José pela família dos Pereiras da Várzea - com o Santíssimo Sacramento.
Todo o altar e a capela mor eram cuidadosamente ornamentados com as muitas “canecas" -zantedeschia aethiopica - e verduras colhidas pelos campos desta terra.
Durante a exposição do Santíssimo Sacramento, os homens, adultos e jovens, em grupos de dois ou quatro, devidamente trajados com uma opa vermelha, iam-se rendendo uns aos outros, mantendo uma guarda de honra a Jesus Sacramentado durante cerca de uma hora.
Infelizmente, esta tradicional guarda de honra foi-se perdendo no tempo e, hoje em dia, este ato tão sublime já não se cumpre.
Ao longo dos tempos, apesar de algumas alterações a esta bonita tradição, o Lausperene na Comunidade da Várzea realizava-se tradicionalmente no quarto domingo da Quaresma. A partir do ano de 2015, por motivos alheios à Comunidade, o Lausperene passou a ser celebrado ora no segundo, ora no terceiro, ora no quarto domingo da Quaresma. Para a Comunidade da Várzea, o domingo em que se realiza é indiferente; o que verdadeiramente importa é manter viva a tradição de um dia tão sublime nesta Comunidade.
Este domingo, 23 de março de 2025, celebramos o Sagrado Lausperene.
O Santíssimo Sacramento permaneceu exposto até às 16h45. Durante a tarde, decorreram vários momentos de adoração, que culminaram com a bênção e o encerramento, seguindo-se a Eucaristia do III Domingo da Quaresma.
Partilhamos algumas fotografias deste dia:
Esta, como muitas outras tradições, faz parte da identidade desta Comunidade de Jesus, Maria e José, um legado dos nossos antepassados.
"Info Várzea, março 2025"